quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Mercados ...

Todos fossem tão bonitos como estes dois:
.
.



.

E que o mercado que encerra no dia de hoje, mesmo que não chegue nenhum avançado, não nos estrague os planos da época ...

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Muita tristeza e mais confiança ainda ...



Doloroso. Muito doloroso. Estava mesmo convicto que a supertaça iria ser nossa. Mas não foi. O que me custou muito a digerir. Felizmente, estive longe da net no fim de semana, o que me permitiu fazer, hoje, um post menos traumático. Ainda para mais, quando vi o onze inicial, a minha convicção saiu reforçada. VP não foi em cantigas de embalar e manteve inalterado o sistema. E o onze (com a surpresa CR). Espectacular. Assim se ganham os jogadores, as equipas, e … os adeptos ! Parabéns VP.
.
Depois, com o início do jogo, percebo que a táctica engendrada é … perfeita. VP deu-me uma grande demonstração de capacidade (só um reparo – com o resultado desfavorável, não concordo com a entrada de Fernando para o lugar de Souza. Penso que seria de colocar Guarin ou Moutinho a trinco e fazer entrar Djalma, ou seja, Guarin, Moutinho e Belushi, Varela, Hulk e Djalma).
.
Espero e acredito que se confirme a apetência de VP para o lugar. Leiria, pela tradicional dificuldade e pelas ausências forçadas (de Otamendi, Guarin e Sapunaru – e Hulk joga pelo Brasil no dia anterior …), vai ser mais um excelente teste !
.
O jogo, bom, foi o que foi. De um lado, um FC Porto ainda melhor do que eu esperava e, do outro lado, um Barça igual a si próprio, um Messi a dormir na área à espera da sorte dos deuses que costuma proteger os génios e uma arbitragem muito infeliz.
.
Uma palavra sobre Guarin – não quero acreditar em desleixos e, como tal, gostava muito de o ver com a braçadeira de capitão da nossa equipa no próximo jogo em que estiver presente.
.
Em relação ao plantel do FC Porto (que conta também com o grande James, Defour, Mangala, Iturbe e Alex) e ao mercado que nunca mais fecha – volto a insistir na necessidade de estipularmos contratualmente a possibilidade das cláusulas de rescisão só poderem ser exercidas até ao início do nosso campeonato – parece-me apenas ser importante, caso se confirme mais um arranque em falso do Bigorna, a contratação de mais um avançado para partilhar com Kleber - que, tal como VP, já aqui disse que tem tudo para vir a ser um grande jogador – a responsabilidade pelo nosso ataque central.
.
E, apesar de o Soldado pretender o Damião, eu não acredito pelo valor em questão. Mas, em qualquer caso, o que vale é que ambos confiamos em absoluto no NGP.
.
Venha o próximo jogo. Rápido. Queremos ganhar. Já. Ontem era tarde ...





SOMOS PORTO

.

.

P.s. - Um aspecto colateral e numa de brincadeira - será que alguém pode dizer ao VP que aquela cor de gravata não combina lá muito bem com aquela cor de camisa ? Não há camisas brancas ?

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Supertaça

Convocados para a Supertaça Europeia:

GR: Bracali e Helton.
D: Fucile, Maicon, Otamendi, Rolando e Sapunaru.
M: Belluschi, Defour, Fernando, Guarín, João Moutinho, Souza.
A: Hulk, Kleber e Varela,, Cristian Rodríguez e Djalma.

Qual o onze a alinhar?

O meu poderá ser:
Helton;
Fucile, Otamendi, Rolando e Sapunaru;
Souza;
Moutinho, Belluschi, Guarín;
Hulk e Kleber

Não só para reforçar o "miolo", como também esperar que Belluschi saia inteligentemente para o ataque.

Pena a não integração do James. Certamente poderia fazer um brilharete...

E só um ponta de lança!
É obrigatória a contratação de mais um até ao dia 31.
E se Walter não serve, não foi convocado, que saia e venha outro.

Estou confiante numa vitória na sexta.
Somos Porto!

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Na próxima 6.ª feira, dia 26, vem a 2.ª ...


(1.ª Supertaça Europeia ganha pelo FC Porto, a que tive o previlégio de, no jogo das Antas, assistir ao vivo)

.

.

E vai ser logo contra a melhor equipa do mundo !

.

SOMOS PORTO

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

"Exemplo de gestão", segundo a Marca

"El Oporto saca grandes beneficios económicos de sus grandes jugadores

Un ejemplo de gestión

Falcao, el jugador por el que el Oporto ha recibido más dinero en su historia, costó 5,5 millones a los Dragones.

Anderson, 31,5 millones; y Pepe, 30, anteriores récords del equipo portugués.

Deco, Carvalho, Bruno Alves, Bosingwa o Paulo Ferreira, otros negocios redondos.


La semana pasada, Pinto Da Costa, presidente del Oporto, se sentó a negociar con Miguel Ángel Gil Marín, nombrado mejor gestor deportivo del año 2010,
por Radamel Falcao. Como resultado de la operación, el cuadro portugués recibirá 40 millones de euros por un futbolista que le costó 5,5 hace dos campañas, procedente de River Plate. El de Falcao es el último gran negocio de un club ejemplar en su gestión, al menos en lo que a compraventa de futbolistas se refiere. Desde que ganó su segunda Liga de Campeones, el Oporto ha comprado barato y vendido a precio de oro a un buen puñado de jugadores.

Tras ganar la Champions, Carvalho, Deco y Ferreira dejaron en caja 71 millones de euros

Tras proclamarse campeón de Europa contra el Mónaco, en el año 2004, el Oporto vendió a Paulo Ferreira, Carvalho y Deco, los dos primeros al Chelsea y el tercero al Barcelona. Las ventas de los tres supusieron 71 millones para el club (30 por Carvalho, un canterano; 21 por Deco y 20 por Paulo Ferreira). Aquellas tres ventas fueron el inicio de una catarata de grandes negocios para el club portugués. En los siguientes veranos, Luis Fabiano fue comprado por 3,5 millones al Sao Paulo y vendido por 10 al Sevilla, Seitaridis fue adquirido por 3 del Panathinaikos y salió por 10 al Dinamo de Moscú, el mismo destino que Maniche por 16 millones de euros.

Especialmente productivas para el Oporto fueron las ventas de 2007, cuando recaudó más de 60 millones de euros en dos futbolistas, Pepe y Anderson. Real Madrid y Manchester United pagaron 30 y 31,5 millones respectivamente. Hasta el traspaso de Falcao, eran las dos mayores ventas del Oporto en toda su historia. El beneficio del Oporto fue de casi 55 millones de euros, pues Pepe costó 2 millones procedente del Marítimo y Anderson, del Gremio, 5 millones.

El club de Pinto Da Costa, que se ha ganado fama de duro negociador por algo, no hace distinciones, vende igual de caro a un defensa, a un centrocampista o a un delantero. Entre los zagueros, percibió 20,5 millones por Bosingwa, 15 'kilos' por un Cissokho al que compró por 300.000 al Vitoria Setúbal y 22 millones por Bruno Alves, procedente del Oporto B. Como medios, Lucho González, comprado por algo más de 10 millones a River Plate, salió por 19 rumbo al Olympique de Marsella y Raúl Meireles, que llegó a Porto con la carta de libertad, fue vendido por 13 millones al Liverpool. En la delantera, Quaresma dejó 24,6 millones en caja después de que el Oporto pagara 6 al Barcelona por él y Lisandro, predecesor de Falcao en la punta de los 'Dragones', salió por otros 24 millones cuando costó 6,7, procedente de Racing Club.

En 2007, el Oporto recaudó más de 60 millones por Anderson y Pepe

Pocos malos negocios se le recuerdan al Oporto. En los últimos años, el cuadro portugués sólo ha hecho una gran adquisición, la de Hulk, que costó 19 millones de euros procedente del Tokyo Verdy japonés, según la página web transfermarkt. Una cifra alta, aunque pocas dudas quedan de que cuando salga, si es que sale, lo hará por una cantidad bastante superior. La próxima ganga, sin embargo, parece tener nombre y apellido: Freddy Guarín. El colombiano costó un millón de euros procedente del Saint-Etienne. ¿Por cuánto saldrá? Los antecedentes apuntan a que el club que le quiera tendrá que rascarse el bolsillo. Y Pinto Da Costa seguirá frotándose las manos.

Los datos hablan por sí solos: desde 2004, el Oporto ha vendido por valor de 406 millones de euros y ha comprado por 239. Casi 170 millones de beneficios y el equipo ha seguido siendo igual de competitivo. El Oporto, a pesar de vender a sus mejores jugadores, ha seguido ganando títulos en Europa y en Portugal. Un ejemplo de gestión deportiva." (conferir aqui)





Quando leio um artigo destes num jornal de tiragem mundial e que não gosta de nós mas sim dos dos vermelhos, consigo imaginar um bocadinho da nossa extraordinária projecção no planeta ...

.

SOMOS PORTO

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

ACTO DE GESTÃO BÁRBARO !




.

Considero inconcebível e vergonhoso este empréstimo.

.

P.s. - Quando tiver tempo e pachorra vou dizer o que penso sobre a formação do FC Porto.

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Castigo exemplar a Radamel Falcao



Depois de ler as terríveis declarações que o nosso goleador prestou no final do jogo de Guimarães, sou apologista que Radamel seja severamente castigado.

.

Portanto, VP não lhe deve perdoar.

.

Sugiro, até, os itens do castigo:

.

1) Obrigação de jogar a titular contra o Gil.

2) Obrigação de jogar a titular contra o Barça (que, com vários suplentes, e outros tantos míudos da cantera - pois é, o Barça usa a cantera... -, empatou em Madrid !).
3) Obrigação de ir jogando a titular enquanto por cá estiver.

.

Pela minha parte, cá estarei a aproveitar para (o) ver todos os minutinhos, enquanto este extraordinário ponta de lança andar de Dragão ao peito; ah, e a festejar todos os golos ...

.

.

P.s. - Este post não tem qualquer crítica a VP por não ter colocado, e bem, o Falcao a titular já ontem.

domingo, 14 de agosto de 2011

sábado, 13 de agosto de 2011

Barbaridade


Será a única coisa que terei a dizer se o Castro não for OBRIGADO a ficar no plantel.

.

.

P.s. - Se não vencermos amanhã de pouco terá valido o empate de ontem dos vermelhos, conseguido ainda para mais, como de costume, à custa de um golo do Tolito (como lhe chama o Eterno) em fora de jogo ...

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Será Lisboa a "Palermo" de Portugal ? Serão todos os vermelhos um bando de alta criminalidade ?

Claro que não. Apesar de poder parecer como resulta da selvajaria que um vermelho cometeu ontem sobre um árbitro que ainda no domingo passado ... nos roubou 3 penaltis em Aveiro !

.

Mas imaginemos que o vermelho era portista, que em vez de ser em Lisboa tinha sido no Porto e que o motivo tinha sido o futebol. Pergunto, alguém duvida que a cidade do Porto já era considerado a capital ... do crime ? E que os portistas eram todos uns criminosos de topo ?

.

Critérios ...

.

P.s. - E ainda não me esqueci do diabo que agrediu outro árbitro em pleno estádio !

domingo, 7 de agosto de 2011

Directamente do Algarve ...

... e depois de mais um dia fantástico de praia, enquanto aguardo a chegado do Fanático para assistirmos ao difícil jogo de mais logo, dou esta fugida à net só para dizer:

POOORRRRTTTTTTOOOOOOOOO !
.

P.s. - É fundamental ganhar esta Supertaça porque segundo os jornais de hoje o título nacional já está entregue ... a terceiros ... é magia ...

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

ESTE É O NOSSO DESTINO






No final da semana passada resolvi dar uma passeata a Lisboa! Num dos dias decidi fazer um tour no yellow bus... No regresso, após visitar o Oceanário, em plena Av. da Republica, o yellow bus parou! Olho para o meu lado esquerdo e defronto-me com a NOSSA CASA e com a Mensagem:



ESTE É O NOSSO DESTINO!!!


Após tirar a foto anexa, gritei: POOOORRRRRRRRTTTTTTTTTOOOOOOOO !


Nos 5 segundos seguintes analisei a reacção, não só dos restantes passageiros como de todos os que estavam próximos... E...


CORRI !!!


Saudações

A Aposta no Meio-Campo

A minha Aposta para o Meio-Campo no inicio de época (a começar no proximo Domingo em Aveiro contra o Guimarães) recai em:




Souza, Micael e Moutinho




Enquanto o trio referido esteve em campo, jogámos muito bem!!! Quando saíram... a equipa... ressentiu-se !!!




O Fernando definitivamente não está bem (e não é desde ontem...)! Há quem defenda que as suas fracas actuações são estratégicas: quer "sair" e "actua contrariado"... Pois se assim for... já vai tarde!!




Não vejo (pelas ultimas "performances") que Beluschi para já seja titular...




Acredito que esta época quem irá "explodir" é o Souza!!! A ver vamos...




Mas em quem confio é... no VP !!!




Saudações

Luxo de pré-época:

Perdemos. Mas gostei. Muito.
.

P.s. - Foi bom rever Cissohko e, especialmente, o malandro (aquilo não se faz!) do Lisandro.